2007/08/21

Uma opinião.. [em português]


Lembro-me do dia em que comprei a playstation 2.. Uma verdadeira maravilha..Um claro salto tecnológico em relação ao que existia na altura e uma porta para o mundo do video digital. Um leitor de dvds e um design surpreendente que a fazia saltar à vista como uma torre futurista capaz de se equiparar aos melhores equipamentos da altura. Em muitos destes aspectos, a playstation 3 pode equiparar-se à sua irmã mais velha, mas será que vai ser o mesmo em termos de vendas?

Muitos dirão que a playstation 2 não teve que lutar pelo sucesso. Devido ao número massivo de consolas playstation vendidas, toda a gente queria mais e melhor, por isso era fácil para a sony efectuar o salto para uma consola sucessora. Não só por herdar a enorme legião de fãs da primeira consola, mas também porque os jogos de lançamento eram claramente superiores a tudo o que havia na concorrência. Não querendo tirar o mérito ao soul calibur (diverti-me muito com este jogo), jogos como tekken tag tournament ultrapassavam tudo o que havia na dreamcast em termos gráficos.

Tudo isto combinado com o facto de a sega ter lançado a sua consola primeiro e com hardware inferior, tendo esta apenas durado cerca de 3 anos, mesmo com vários jogos de alta qualidade a sair constantemente. Claro que esta falta de concorrência deveu-se também ao facto de muitos já não confiarem na Sega depois do fracasso que foi a Saturn, preferindo depositar a sua fé na nova lider de mercado com provas dadas na ultima geração e que apresentava as maiores promessas a nivel de jogos. As novas concorrentes também já não vieram a tempo de oferecer competição, apesar da sua superioridade gráfica. Já com um avanço na quota de mercado considerável, a ps2 continuou a crescer cada vez mais, com exclusivos como GTA, Devil May Cry, Metal Gear Solid e Final Fantasy a ajudar a moldar o seu sucesso.

Claro que a noção de que a ps2 não teve que se "esforçar" está reforçada com a convicção de que os "developers" iriam logicamente atrás da carroça da sony, e porque não o fariam? A primeira consola fora um estrondoso hit de vendas, arrasando a competição e criando um mercado potencial de 100 milhões de consolas.

Ao juntar todas estas razões obtemos um ambiente realmente propício ao sucesso. Junta-se uma marca vencedora com falta de concorrência e todos a seguirão. É um facto. Chegou-se ao ponto de definir consola com o nome "playstation".


O que é que mudou?

Até há cerca de 1 ano e meio atrás, quase todos diriam que a playstation 3 iria ter o mesmo sucesso e seguir as pisadas da sua antecessora. Mas uma série de precalços tornaram a sony no alvo preferido dos média da indústria dos jogos de video. Isto passou pelo facto de quererem forçosamente incorporar novas tecnologias na consola, o que por sua vez a tornou mais cara, logo, menos desejável aos olhos do "average joe". Falo do processador Cell e da drive de Blu-Ray, que enquanto tecnologias superiores em papel, dificultam a vida não só aos consumidores, com o seu alto custo, como aos "game developers", que moem a cabeça ao tentar batalhar com os multiplos SPE do cell, enquanto que vêm o seu lucro reduzido face aos crescentes custos de desenvolvimento dos jogos e em relação ao retorno que vão obter das vendas de uma consola que custa 600 euros e que ainda poucos arriscam a comprar.

Há ainda o factor concorrência. A wii não apresenta grande perigo, já que a Nintendo foi suficientemente inteligente não só ao saber-se posicionar num mercado paralelo ao da ps3, como também ao criar hardware diferente em vez de graficamente poderoso. Aí ninguém pode negar que a nintendo wii foi simplesmente um golpe de génio. Ao mesmo tempo que não compete com as outras, o seu hardware é relativamente barato, oferece uma experiência diferente,a Nintendo não perde dinheiro com cada consola vendida e as software houses agradecem, pois com custos de desenvolvimento de software menores têm maiores lucros.

Acontece porém que não só de minijogos e motion sensing vive a industria dos jogos de video, e os gamers hardcore vão sentir falta de jogos "a sério". Apesar de a nintendo os oferecer em pequenas quantidades, como metroid prime 3 ou Legend of Zelda - Twilight Princess, a grande maioria são rehashes de jogos actuais com controlos diferentes ou minijogos.. Não é bem o que um gamer de há vários anos quer, apesar de ser uma óptima estratégia de expansão da indústria.

Já a Xbox360 oferece concorrência directa. A microsoft também mostrou a sua determinação ao lançar a xbox360 em 2005. Intencionalmente para ser a primeira consola de nova geração a sair. O golpe compensou. A xbox360 vendeu já mais de 10 milhões de unidades em todo o mundo, muito em parte pelo esforço em criar laços logo desde o inicio com companhias como a capcom e a epic. Os exclusivos capcom já venderam cada um um milhão de unidades e suspeito que seja por isso que a capcom decidiu retirar o estatuto de exclusivo ao Devil May Cry, um rude golpe para o campo playstation. Neste momento, a consola da Microsoft é provavelmente a mais apelativa para criar jogos. Já tem um grande numero de consolas nas mãos dos consumidores e cada vez mais exclusivos sony estão a perder esse estatuto.

Por outro lado, é um facto sabido que a xbox360 tem graves problemas a nivel de hardware. As consolas estragam-se. em quantidades industriais. Desconfia-se que seja um problema com a arquitectura da propria consola, que aquece demasiado, causando avarias e o temido "red ring of death".

Mas não é só o factor concorrência. Ultimamente, tem-se assistido a um sucessivo downgrade gráfico de jogos de playstation 3 em relação às versões da 360. Há aqueles que dizem que a culpa é dos developers, que ainda desconhecem o hardware ou são preguiçosos. Na minha opinião não é só o facto de haver preguiça. Cada dia em que se ultrapassa a data prevista de lançamento de um jogo, há mais custos envolvidos. Neste aspecto o hardware não ajuda e não se podem fazer milagres. Os jogos têm que ser expedidos e todos os projectos têm um "budget" e um prazo. Talvez a solução radical para este problema não passe por mais tempo de desenvolvimento, mas sim por começar a fazer os jogos na ps3 e depois portar para a 360. Mas isto é só a opinião de um leigo.


O que tem que ser feito na minha opinião..

1 - Uma vantagem clara que a sony tem em relação à 360 é a sua superioridade em termos de durabilidade do hardware. make that fact public. Façam o que a sega fez com a nintendo na época das 16 bit.. "Sega does what nintendon't". Qualquer coisa do genero que tenha a ver com uma estragar-se facilmente e a outra não.. Porque não? sejam agressivos e usem o que têm de melhor. Os anuncios "This is Living" são a maior merda que já vi para publicitar uma consola.. Não se incomodem quando o vosso publico alvo não vai saber do que é que estão a falar.

2 - Se o hardware é realmente superior ao da concorrência, há que dar provas disso. NOW! Isto é uma das coisas mais importantes depois do hype e dos filmes todos da e3 de 2005. alto fiasco.

3 - Começar a pagar para manter os exclusivos. Novas ideias são giras e tal, mas para o publico em geral querer comprar a consola, PRECISAM DE EXCLUSIVOS e nomes conhecidos, não é deixar a concorrência açambarcar tudo o que existe e ficar só com jogos in house exclusivos.. Isso não resulta, como já vimos com a gamecube.

4 - Neste momento, estou com os mesmos 3 jogos há mais de 3 meses. Motorstorm, Oblivion e Resistance.. É preocupante que não haja nada que valha a pena comprar. Principalmente quando a concorrência já tem tanta coisa.. THIS THING NEEDS GAMES, FAST! Neste momento é um pisa papeis que tenho ali na cómoda..

Suponho que nesta fase não adianta pedir uma redução de preço, pois a consola ainda é cara de produzir, com o seu look sexy e as suas peças futuristas, mas se a sony conseguisse de alguma forma cumprir nestes 4 pontos, aposto que as vendas subiriam. Claro que isto são só pensamentos meus e não são de forma alguma para ser levados demasiado a sério. Mas neste momento esta situação é preocupante. Principalmente quando comparada com as playstations anteriores, a ps3 não parece talhada para o sucesso estrondoso a que a sony nos habituou. Discutam.

2007/08/07

Heavenly Sword short movie explains story

This wasn't meant to be seen by the general public, but it made its way to the interweb, so here it is.

GRAW 2 demo is live on PSN


The demo for Ubisoft's Ghost Recon Advanced Warfighter 2 went live last Thursday and I must say I'm quite impressed. Even though I had to download it 3 times because it refused to install, you can tell it's a quality product, quite different from the shoddy ports we've been getting like SC:DA.

First of all, the graphics and general lighting is top notch. When the first level began, I thought it was a CG movie, but then I noticed you can control your character's head and look at the other guy inside the car. Quite impressive stuff, I tell you. Also, it runs pretty smoothly and I haven't noticed any framerate dips whatsoever.

Gameplay is algo great, though it may be a bit overly realistic for some people and I totally understand that. This game seems quite demanding. 3 shots and you're dead. But if you can cope with how easily you can die, it's quite rewarding. While it's not always the case, a difficult game generally gives you a sense of accomplishment and while a bit on the hard side, GRAW2 can be quite a great experience. They give you all these great gadgets and weapons, but you have to use tactics and cover or you won't last long.

I must say I quite liked the experience. Maybe this is the one game that shows that good porting is indeed possible with some extra effort. What are you waiting for? download now.

2007/08/03

Tomonobu Itagaki's past comes back to bite him in the ass.


Isn't it a pain when your past comes back to haunt you? I found this in an old spanish magazine called Hobby Consolas.. Well, the year is 1998 and tekken rules the playstation as far as 3d fighting games go. In this article Itagaki clearly states tekken is his favorite game and that he hopes tekken and DOA can coexist in the market. He also states he ABSOLUTELY finds tekken to be the superior game. Also, he looks like a geek, though you probably can't see anything since my mobile phone's camera is crap. No glasses on his face either... Better pic when I get it scanned.

Since most of you can't speak spanish let's translate it completetely:

"Itagaki has shown he possesses an unusual talent. The game's producer knows he's facing tough competition with Tekken 3 and he doesn't have any problems admitting that Tekken and Virtua Fighter are his favorite fighting games, besides of course Dead or Alive. Anyway, he believes both games are compatible in the playstation market and he absolutely finds his game inferior to Namco's. His favorite character is Kasumi for being the main character and the one which better represents the tournament."

Edit: heres another interview from joystiq with the words tekken sucks on it

not quite so humble now, is he?