2007/08/21

Uma opinião.. [em português]


Lembro-me do dia em que comprei a playstation 2.. Uma verdadeira maravilha..Um claro salto tecnológico em relação ao que existia na altura e uma porta para o mundo do video digital. Um leitor de dvds e um design surpreendente que a fazia saltar à vista como uma torre futurista capaz de se equiparar aos melhores equipamentos da altura. Em muitos destes aspectos, a playstation 3 pode equiparar-se à sua irmã mais velha, mas será que vai ser o mesmo em termos de vendas?

Muitos dirão que a playstation 2 não teve que lutar pelo sucesso. Devido ao número massivo de consolas playstation vendidas, toda a gente queria mais e melhor, por isso era fácil para a sony efectuar o salto para uma consola sucessora. Não só por herdar a enorme legião de fãs da primeira consola, mas também porque os jogos de lançamento eram claramente superiores a tudo o que havia na concorrência. Não querendo tirar o mérito ao soul calibur (diverti-me muito com este jogo), jogos como tekken tag tournament ultrapassavam tudo o que havia na dreamcast em termos gráficos.

Tudo isto combinado com o facto de a sega ter lançado a sua consola primeiro e com hardware inferior, tendo esta apenas durado cerca de 3 anos, mesmo com vários jogos de alta qualidade a sair constantemente. Claro que esta falta de concorrência deveu-se também ao facto de muitos já não confiarem na Sega depois do fracasso que foi a Saturn, preferindo depositar a sua fé na nova lider de mercado com provas dadas na ultima geração e que apresentava as maiores promessas a nivel de jogos. As novas concorrentes também já não vieram a tempo de oferecer competição, apesar da sua superioridade gráfica. Já com um avanço na quota de mercado considerável, a ps2 continuou a crescer cada vez mais, com exclusivos como GTA, Devil May Cry, Metal Gear Solid e Final Fantasy a ajudar a moldar o seu sucesso.

Claro que a noção de que a ps2 não teve que se "esforçar" está reforçada com a convicção de que os "developers" iriam logicamente atrás da carroça da sony, e porque não o fariam? A primeira consola fora um estrondoso hit de vendas, arrasando a competição e criando um mercado potencial de 100 milhões de consolas.

Ao juntar todas estas razões obtemos um ambiente realmente propício ao sucesso. Junta-se uma marca vencedora com falta de concorrência e todos a seguirão. É um facto. Chegou-se ao ponto de definir consola com o nome "playstation".


O que é que mudou?

Até há cerca de 1 ano e meio atrás, quase todos diriam que a playstation 3 iria ter o mesmo sucesso e seguir as pisadas da sua antecessora. Mas uma série de precalços tornaram a sony no alvo preferido dos média da indústria dos jogos de video. Isto passou pelo facto de quererem forçosamente incorporar novas tecnologias na consola, o que por sua vez a tornou mais cara, logo, menos desejável aos olhos do "average joe". Falo do processador Cell e da drive de Blu-Ray, que enquanto tecnologias superiores em papel, dificultam a vida não só aos consumidores, com o seu alto custo, como aos "game developers", que moem a cabeça ao tentar batalhar com os multiplos SPE do cell, enquanto que vêm o seu lucro reduzido face aos crescentes custos de desenvolvimento dos jogos e em relação ao retorno que vão obter das vendas de uma consola que custa 600 euros e que ainda poucos arriscam a comprar.

Há ainda o factor concorrência. A wii não apresenta grande perigo, já que a Nintendo foi suficientemente inteligente não só ao saber-se posicionar num mercado paralelo ao da ps3, como também ao criar hardware diferente em vez de graficamente poderoso. Aí ninguém pode negar que a nintendo wii foi simplesmente um golpe de génio. Ao mesmo tempo que não compete com as outras, o seu hardware é relativamente barato, oferece uma experiência diferente,a Nintendo não perde dinheiro com cada consola vendida e as software houses agradecem, pois com custos de desenvolvimento de software menores têm maiores lucros.

Acontece porém que não só de minijogos e motion sensing vive a industria dos jogos de video, e os gamers hardcore vão sentir falta de jogos "a sério". Apesar de a nintendo os oferecer em pequenas quantidades, como metroid prime 3 ou Legend of Zelda - Twilight Princess, a grande maioria são rehashes de jogos actuais com controlos diferentes ou minijogos.. Não é bem o que um gamer de há vários anos quer, apesar de ser uma óptima estratégia de expansão da indústria.

Já a Xbox360 oferece concorrência directa. A microsoft também mostrou a sua determinação ao lançar a xbox360 em 2005. Intencionalmente para ser a primeira consola de nova geração a sair. O golpe compensou. A xbox360 vendeu já mais de 10 milhões de unidades em todo o mundo, muito em parte pelo esforço em criar laços logo desde o inicio com companhias como a capcom e a epic. Os exclusivos capcom já venderam cada um um milhão de unidades e suspeito que seja por isso que a capcom decidiu retirar o estatuto de exclusivo ao Devil May Cry, um rude golpe para o campo playstation. Neste momento, a consola da Microsoft é provavelmente a mais apelativa para criar jogos. Já tem um grande numero de consolas nas mãos dos consumidores e cada vez mais exclusivos sony estão a perder esse estatuto.

Por outro lado, é um facto sabido que a xbox360 tem graves problemas a nivel de hardware. As consolas estragam-se. em quantidades industriais. Desconfia-se que seja um problema com a arquitectura da propria consola, que aquece demasiado, causando avarias e o temido "red ring of death".

Mas não é só o factor concorrência. Ultimamente, tem-se assistido a um sucessivo downgrade gráfico de jogos de playstation 3 em relação às versões da 360. Há aqueles que dizem que a culpa é dos developers, que ainda desconhecem o hardware ou são preguiçosos. Na minha opinião não é só o facto de haver preguiça. Cada dia em que se ultrapassa a data prevista de lançamento de um jogo, há mais custos envolvidos. Neste aspecto o hardware não ajuda e não se podem fazer milagres. Os jogos têm que ser expedidos e todos os projectos têm um "budget" e um prazo. Talvez a solução radical para este problema não passe por mais tempo de desenvolvimento, mas sim por começar a fazer os jogos na ps3 e depois portar para a 360. Mas isto é só a opinião de um leigo.


O que tem que ser feito na minha opinião..

1 - Uma vantagem clara que a sony tem em relação à 360 é a sua superioridade em termos de durabilidade do hardware. make that fact public. Façam o que a sega fez com a nintendo na época das 16 bit.. "Sega does what nintendon't". Qualquer coisa do genero que tenha a ver com uma estragar-se facilmente e a outra não.. Porque não? sejam agressivos e usem o que têm de melhor. Os anuncios "This is Living" são a maior merda que já vi para publicitar uma consola.. Não se incomodem quando o vosso publico alvo não vai saber do que é que estão a falar.

2 - Se o hardware é realmente superior ao da concorrência, há que dar provas disso. NOW! Isto é uma das coisas mais importantes depois do hype e dos filmes todos da e3 de 2005. alto fiasco.

3 - Começar a pagar para manter os exclusivos. Novas ideias são giras e tal, mas para o publico em geral querer comprar a consola, PRECISAM DE EXCLUSIVOS e nomes conhecidos, não é deixar a concorrência açambarcar tudo o que existe e ficar só com jogos in house exclusivos.. Isso não resulta, como já vimos com a gamecube.

4 - Neste momento, estou com os mesmos 3 jogos há mais de 3 meses. Motorstorm, Oblivion e Resistance.. É preocupante que não haja nada que valha a pena comprar. Principalmente quando a concorrência já tem tanta coisa.. THIS THING NEEDS GAMES, FAST! Neste momento é um pisa papeis que tenho ali na cómoda..

Suponho que nesta fase não adianta pedir uma redução de preço, pois a consola ainda é cara de produzir, com o seu look sexy e as suas peças futuristas, mas se a sony conseguisse de alguma forma cumprir nestes 4 pontos, aposto que as vendas subiriam. Claro que isto são só pensamentos meus e não são de forma alguma para ser levados demasiado a sério. Mas neste momento esta situação é preocupante. Principalmente quando comparada com as playstations anteriores, a ps3 não parece talhada para o sucesso estrondoso a que a sony nos habituou. Discutam.

1 comment:

Admin. said...

Excelente artigo, parabéns pelo teu trabalho.

rukap
Folding@PS3-Team